quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Duas Fazendas em GO recebem certificação EurepGAP

Cultivar Notícias
Duas Fazendas em GO recebem certificação EurepGAP com apoio da Merial
17/01/2008 13:57:00
A Fazenda Rodeio, de Cachoeira Alta/GO, e a Agropecuária Baumgart – Proprietária das Fazendas Reunidas I; II e III, no município goiano de Rio Verde e Fazendas Reunidas IV no município de Paraúna/GO, são os mais novos projetos pecuários com certificação EurepGAP no Estado. A certificação, obtida com apoio técnico da Merial Saúde Animal, habilita as propriedades a ofertarem ao mercado frigorífico bovinos com padrão de qualidade exigido pela União Européia. Com isso, as fazendas esperam melhores ganhos na comercialização de seus animais.

De acordo com o Túlio de Castro Merola, titular da Fazenda Rodeio, a certificação EurepGAP foi conseqüência de um intenso trabalho para melhorar os processos da fazenda. O projeto de ciclo completo termina em média 5 mil cabeças de gado Nelore por ano, 3 mil delas em confinamento.

No início do ano, Merola firmou parceria com o Programa SOMA, da Merial, a fim de estruturar na fazenda um programa sanitário para minimizar a ocorrência de doenças, os casos de mortalidade e melhorar os índices de produtividade. Técnicos da Merial implantaram então o PersonalVet, protocolo sanitário personalizado do Programa SOMA, focado nestes objetivos. Foi estabelecido um cronograma de manejos preventivos, alinhados com as exigências do EurepGAP. Os peões também receberam treinamento para aplicar e manejar medicamentos e orientações sobre bem-estar animal, segurança alimentar e preservação ambiental, outras exigências do protocolo.

“Com o apoio do Programa SOMA, a certificação foi obtida rapidamente. Houve melhoraria no ganho de peso. O manejo diferenciado e a vacinação um a um melhoraram o rendimento de carcaça. Hoje, os frigoríficos pagam bonificação de até 3% sobre a arroba de meus animais. E os primeiros vitelos com até 10 arrobas já têm preço diferenciado por causa da certificação”, relata Túlio.

A Agropecuária Baumgart é um dos principais fornecedores goianos de cruzados (Zebu x Red Angus ou Senepol) precoces e superprecoces. Desde 2002, todas as quatro fazendas do projeto e seus 21 mil animais são acompanhados pela Merial. Nestes cinco anos de trabalho, o controle sanitário foi aprimorado e outras adaptações foram realizadas a fim de obter o selo EurepGAP.

De acordo com o diretor técnico da Baumgart, hoje a taxa de mortalidade é inferior a 1%. “O desfrute está na casa dos 30% e a concepção das primíparas é feita aos 14 meses, com prenhez de 80% na inseminação. Com o trabalho, foi possível melhorar muito os índices produtivos e oferecer produtos de cruzamento realmente diferenciados”, relata Nelson George Wentzel,

Sobre EurepGAP – Criada em 1997 por iniciativa de varejistas europeus, a norma EurepGAP garante a segurança de alimentos e que foram produzidos com responsabilidade sócio-ambiental. A certificação estabelece um modelo de produção baseado nas boas práticas agrícolas (Good Agricultural Practices – GAP), que devem ser seguidas pelos produtores de carnes, frutas, vegetais frescos e flores. Dentre os varejistas que exigem a certificação estão a rede de supermercados Tesco e os restaurantes Mc’Donalds.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo SAC 0800 888-8484 ou no site www.merial.com.br.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações - (11) 2198-1888.

Nenhum comentário: